30 de janeiro, de 2023 | 10:03
Começa a reconstrução do viaduto da avenida Magalhães Pinto em Coronel Fabriciano
Divulgação
Viaduto já está sendo demolido e no seu lugar será construído outro, mais alto e mais largo

O viaduto do trevo de Coronel Fabriciano começou a ser demolido na manhã desta segunda-feira (30). Em cerca de seis meses, no local terá um novo viaduto com gabarito de cinco metros, três pistas na parte superior (avenida Tancredo Neves/antiga BR-381) e quatro vias na avenida Magalhães Pinto e alças de acesso adequadas ao novo traçado. As informações foram divulgadas pela administração municipal.
Num evento que reuniu populares, autoridades, secretariado municipal e imprensa, o prefeito Marcos Vinicius assinou a ordem de serviço para o início das obras na manhã desta segunda-feira. Minutos depois, ele mesmo fez questão de entrar em uma máquina e quebrar” um pedaço do que ele intitula viaduto da vergonha”.
É uma obra emblemática. Semanalmente caminhões de carga agarram aqui. Sem contar o risco de parte da estrutura cair e atingir um veículo, uma pessoa. É uma obra realmente importante, que vai trazer mobilidade urbana para a cidade. Não é tanto pelo volume de investimentos, mas pelo compromisso que a nossa gestão firmou com a população”, resume o prefeito.
Agora entramos na fase de execução. Espera-se que a obra pronta, que segue todos os normativos técnicos, atenda o anseio da população de Fabriciano e Vale do Aço, com segurança e mais mobilidade urbana”, destacou o analista de Infraestrutura do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Claudinei Matias, presente na solenidade.
O investimento para construção do novo viaduto é de R$ R$ 5,3 milhões, sendo 50% custeado com recursos próprios do município.
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Desde domingo o tráfego está alterado na passagem da avenida Magalhães Pinto sob a avenida Tancredo Neves

Mobilidade urbana e segurança
O secretário de Governança de Planejamento, Meio Ambiente e Habitação, Douglas Prado, destaca que o novo viaduto terá a altura de cinco metros, compatível com os normativos técnicos. O objetivo da prefeitura é que a estrutura seja entregue pronta para operar em capacidade plena e que permita o tráfego de caminhões de grande porte dentro da cidade, garanta a segurança à população e fluidez do trânsito num curto espaço de tempo”, explica.
O serviço é executado pela empresa Ribeiro Alvim Engenharia Ltda, vencedora da licitação.
Canteiro de obras
Desde o início da tarde de domingo (29), o tráfego de veículos está impedido no local. O trânsito é realizado pelas alças laterais construídas pela prefeitura no entorno do viaduto nos sentidos Centro, Melo Viana, Ipatinga e Timóteo. O local recebeu sinalização horizontal e faixas indicando os desvios.
Os agentes de trânsito da Secretaria de Governança de Obras e Serviços Urbanos do município ajudam no controle do fluxo e orientação dos motoristas, sobretudo nos horários de pico. O tráfego de pedestres também está proibido. A área da obra será totalmente cercada por segurança.
Sabemos que é uma obra que mexe com o ir e vir da população. Mas ela irá terminar e é definitiva. Por isso, pedimos para que os condutores respeitem a sinalização e trafeguem com paciência”, completa o secretário.
Reivindicação antiga
Depois de várias tratativas, reuniões e gestão política, a administração de Fabriciano conseguiu aprovar o seu projeto de reconstrução do viaduto junto ao Dnit em 2020. A sinalização positiva para execução das obras definitivas veio após o órgão federal realizar obras emergenciais para manter a segurança e o viaduto de pé”, com instalação de vigas metálicas de cerca de 50 centímetros de espessura. Os recursos foram liberados no fim do ano passado.
Já publicado:
Novo viaduto: Dinheiro virá do Ministério da Infraestrutura/Dnit e contrapartida do município
Congestionamento gigante
A interdição do viaduto coincidiu com o bloqueio da BR-381, no contorno rodoviário perto da fábrica de pipocas, em um trecho localizado entre os municípios de Coronel Fabriciano e Timóteo, em função da pane em uma carreta que transportava uma peça da Emalto (convertedor de aciaria), pesando 220 toneladas.
Com a retenção na BR-381, o tráfego urbano de Coronel Fabriciano ficou sobrecarregado na manhã desta segunda-feira, o que requer paciência dos motoristas.
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Projeto do novo viaduto da avenida Magalhães Pinto em Coronel Fabriciano

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Carol
01 de fevereiro, 2023 | 10:11Caminhão maior, mais peso no asfalto, se com peso menor o asfalto velho já está cheio de buraco (inclusive os asfaltos novos já estão cheio de remendos sem muito peso), imagina quando os mais pesados trafegarem. Queremos obra para melhorar a qualidade do asfalto tbm e com urgência. Não apenas tapa buraco.”
Paulo
30 de janeiro, 2023 | 20:07Não é bem assim os avanços faz parte de governabilidade de ambos cê fosse fácil assim esse mesmo Prefeito que já está segundo mandato teria feito no primeiro pq não o fez? Pq nada é tão fácil como se pensa cara um que já passou pela gestão de Fabriciano deixou seu legado uai sô que bobagem essa .”
Anderson
30 de janeiro, 2023 | 14:52"Erre" se você leu a matéria completa deveria ter prestado atenção, pois nela fala que são seis meses, seis escrito dificulta né, então é 6 meses”
Erre
30 de janeiro, 2023 | 11:29Muito boa a matéria, só faltou dizer qual a previsão de entrega.”